- Área: 572 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: ArteVida, AutoDesk, BANDALUX, Extrusal, Flos, Grohe, Kronotex, Mitsubishi Electric, Pentair, Roca, Salto, Vulcano
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edificado fica localizado em zona rural a cerca de 3km do centro de Estremoz/Alentejo. A envolvente paisagística e natural é extremamente apelativa e pode proporcionar momentos de lazer e contemplação bastante interessantes. Esta unidade turística certamente é impulsionadora na divulgação de toda a cultura regional, gastronómica e vitivinícola de Estremoz.
O projeto teve a pretensão de ampliar e alterar parte do edificado existente (reabilitar) uma vez que o conjunto edificado se encontrava em avançado estado de degradação, pretendendo criar características funcionais e práticas para uma boa oferta de qualidade turística, respondendo ao programa de turístico do promotor. Assim parte do edificado em ruínas existente, foi estabilizado e reabilitado, com o intuito ser uma “porta” de entrada aos hóspedes assumindo o testemunho do registo histórico local, através da manutenção desta preexistência.
Agarrado à preexistência nasceu o novo edificado turístico que apresenta uma linguagem arquitetónica contemporânea que faz um contraste harmonioso com a arquitetura vernacular que se pretende preservar. O novo edificado está ligeiramente afastado de modo a criar um pátio de receção e zona de estar exterior.
A partir deste pátio, é possível vislumbrar um enquadramento com a cidade de Estremoz, através de uma plataforma que atravessa o edificado e acaba na zona exterior de piscina, elemento primordial e conceptual no desenvolvimento do projeto. A Casa Azimute é composta por duas áreas distintas, uma área reservada a 6 unidades de alojamento (4 quartos e 2 suítes) e uma área privativa.